quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Ano Vocacional Orionita

Ano Vocacional Orionita 

No dia 01 de agosto de 2021, às 08horas da manhã, no Centro Pastoral Paroquial, Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Rio Bananal/ES- Diocese de Colatina - aconteceu a Missa de Abertura do Ano Vocacional Orionita. Presidiu o Pároco Padre Geraldo Dionízio Bazilio - FDP- Orionita. Estavam presentes o Clérigo Bruno Diego Santos Pereira, os Seminaristas Felipe Brau Alvarenga e Leandro Bernardes Brau e o vocacionado Luiz Feliphe Sesana Breda. Também estavam presentes as Irmãs Imaculatinas Maria da Penha Fornazier, Edna Aparecida Batista, Maria da Penha Alves e Claudia Beatriz da Luz, a Postulante Lorrainy Coradini e a Aspirante Eliana Pereira Vieira. Animaram a os Jovens da Comunidade Divino Pai Eterno e o Movimento Laical Orionita e Madrinhas e Padrinhos das Vocações.

Agosto é o mês vocacional, tempo especial para rezar, refletir e manifestar a corresponsabilidade para com as vocações na Igreja. A vocação é um chamado de Deus, que dever ser escutado e respondido com generosidade. O primeiro e fundamental chamado divino é à vida. Ele o Deus da vida. Chama-nos do nada a existir, depois a ser seus filhos e a viver a beleza da filiação no serviço aos irmãos e irmãs, sobretudo os mais fragilizados.  A missão a serviço da vida perpassa as diversas vocações: Leigas, religiosa e presbiteral.  
Acolhida: Coordenadora do MLO Vera Lúcia Soela


















Leitora: Vice Coordenadora do MLO -  Neliane Vertuoso Manoeli

Primeira Leitura (Êx 16,2-4.12-15)

Leitura do Livro do Êxodo:

Naqueles dias, 2a Comunidade dos filhos de Israel pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão, no deserto, dizendo: 3“Quem dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor no Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comíamos pão com fartura! Por que nos trouxestes a este deserto para matar de fome a toda esta gente?”

4O Senhor disse a Moisés: “Eis que farei chover para vós o pão do céu. O povo sairá diariamente e só recolherá a porção de cada dia a fim de que eu o ponha à prova, para ver se anda ou não na minha lei. 12Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel. Dize-lhes, pois: ‘Ao anoitecer, comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão. Assim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus’”.

13Com efeito, à tarde, veio um bando de codornizes e cobriu o acampamento; e, pela manhã, formou-se uma camada de orvalho ao redor do acampamento.

14Quando se evaporou o orvalho que caíra, apareceu na superfície do deserto uma coisa miúda, em forma de grãos, fina como a geada sobre a terra.

15Vendo aquilo, os filhos de Israel disseram entre si: “Que é isto?” Porque não sabiam o que era. Moisés respondeu-lhes: “Isto é o pão que o Senhor vos deu como alimento”.- Palavra do Senhor.- Graças a Deus.


Salmista: Camily Ceruti Urbano - Comunidade Divino Pai Eterno

Responsório (Sl 77)

— O Senhor deu a comer o pão do céu.

— O Senhor deu a comer o pão do céu.

— Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos,/ e transmitiram para nós os nossos pais,/ não haveremos de ocultar a nossos filhos,/ mas à nova geração nós contaremos:/ as grandezas do Senhor e seu poder.

— Ordenou, então, às nuvens lá dos céus,/ e as comportas das alturas fez abrir;/ fez chover-lhes o maná e alimentou-os,/ e lhes deu para comer o pão do céu.

— O homem se nutriu do pão dos anjos,/ e mandou-lhes alimento em abundância;/ conduziu-os para a Terra Prometida, para o Monte que seu braço conquistou.



Leitora: Secretária do MLO -  Antônia de Fátima de Atalaia

Segunda Leitura (Ef 4,17.20-24)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos: 17Eis, pois, o que eu digo e atesto no Senhor: não continueis a viver como vivem os pagãos, cuja inteligência os leva para o nada.

20Quanto a vós, não é assim que aprendestes de Cristo, 21se ao menos foi bem ele que ouvistes falar, e se é ele que vos foi ensinado, em conformidade com a verdade que está em Jesus.

22Renunciando à vossa existência passada, despojai-vos do homem velho, que se corrompe sob o efeito das paixões enganadoras, 23e renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade.

24Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.- Palavra do Senhor.- Graças a Deus.


Padre Geraldo Dionízio Bazilio - FDP - Orionita

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?”

26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”.

28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”

29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

30Eles perguntaram: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.

32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.

34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”.

35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor




Leitora: Madrinha Regina Selia Merigueti

Preces

Resposta: Vou pedir ao meu Santo que advogue em meu nome, vou pedir a São Luís Orione.

1- Senhor, iluminai a Vossa Igreja, nosso Administrador Diocesano, nosso Bispo emérito Dom Décio, os padres, diáconos, religiosos(as) para que sejam cada vez mais comprometidos com o anúncio da Boa-Nova. CANTEMOS

2- Senhor, conservai, fortificai e guiai nosso Papa Francisco, sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e diáconos, religiosos e religiosas,  dai perseverança aos nossos seminaristas. Desperta o coração dos jovens para o ministério pastoral. CANTEMOS

3- Senhor, concedei aos nossos governantes um coração misericordioso capaz de governar com justiça para que não falte pão e dignidade ao povo brasileiro. CANTEMOS

4 - Senhor, abençoai as Madrinhas e Padrinhos das Vocações e todos os que colaboram na formação dos futuros padres de Paróquia para que vivam com dignidade e que o fruto de seu trabalho seja sempre abençoado. CANTEMOS

5 - Senhor, transformai o nosso coração, para que vivamos com maior intensidade os gestos de solidariedade e partilha, a fim de que entre nós não haja tantas pessoas passando fome material e espiritual. CANTEMOS

6- Senhor, confortai todas as pessoas que sofrem, vítimas do Covid 19, sem emprego, sem moradia, sem alimento, para que sejam socorridas e que não lhes falte o necessário para sobreviver. CANTEMOS









































 

A Pequena Obra da Divina Providência - Dom Orione - Província Nossa Senhora de Fátima – Brasil Norte - através do Conselho provincial -   idealizou o  Ano Vocacional Orionita – com o Tema “Chamados para Servir” em preparação aos 150 anos de nascimento de nosso Pai Fundador São Luís Orione (23 de junho de 2022).

Segue o texto da Carta assinada pelo Diretor Provincial - Padre Josumar dos Santos

NO INTERIOR DA COMUNIDADE RELIGIOSA: 

Cada comunidade religiosa é convidada a participar de uma live, que acontecerá no dia 1º de agosto (domingo), às 11:30h. O momento será presidido pelo Superior Provincial, que conduzirá um momento de oração e reflexão para toda a Província. Para a boa organização deste momento, solicitamos aos diretores de reunir a comunidade em uma sala ampla, para acompanhar e participar do relativo evento. É muito importante que todos os religiosos tenham em mãos a Oração do Ano Vocacional, que marcará a realização deste momento

CELEBRAÇÃO COM OS LEIGOS: 

Aproveitando a tradição que existe no Brasil de refletir sobre as diversas vocações no mês de agosto, cada comunidade é convidada a aproveitar a celebração das missas para abrir o Ano Vocacional Orionita como comunidade paroquial. 

As comunidades que possuem paróquias são convidadas a realizar esta iniciativa em todas as Missas do fim de semana (31 de julho e 1º de agosto); aquelas onde existem seminários, cuidem de envolver os leigos que estão mais diretamente ligados à pastoral vocacional (madrinhas e padrinhos das vocações, MLO, MJO, ISO etc.). 

Cada comunidade pode usar de sua criatividade para enriquecer este momento, por exemplo: realizando a entrada com o cartaz do Ano Vocacional (ou imagem de Dom Orione); recitando a oração para o ano vocacional, após as preces; menção ao Ano Vocacional Orionita na homilia etc. 

O Ano Vocacional está às portas e, como recordava nosso Pai Fundador, o primeiro trabalho nosso deve ser a promoção das vocações. Que a celebração deste ano, nos ajude a viver com maior alegria a nossa própria consagração, cultivando em nossas comunidades um ambiente fraterno e acolhedor, cientes de que o testemunho de vida é a primeira e mais eficaz forma de promoção vocacional. Fraternalmente, Pe Josumar dos Santos

Escutemos a voz amorosa de Deus e coloquemos nossa vida a serviço. Vençamos o vírus da indiferença! A vida é um dom que cresce quando doada aos outros.


Hora Santa Vocacional 

Ano Vocacional Orionita

150 Anos

"Queremos Jesus Cristo! (...) sacramentalmente...
Ele será a vida, o conforto e a felicidade nossa
e daqueles que a sua mão conduz."
(São Luís Orione)
O que é Hora Santa?
Natureza da Hora Santa 
   A Hora Santa consiste numa hora de oração vocal ou mental, em memória da Paixão e Morte de nosso Senhor e em homenagem ao ardentíssimo amor que o levou a instituir a divina Eucaristia. 

Origem desta devoção 
   Foi nosso Senhor Jesus Cristo quem instituiu esta devoção. Aparecendo à Santa Margarida Maria Alacoque, o Salvador disse: “Em toda a minha Paixão foi no horto que mais sofri, vendo-me completamente abandonado do céu e da terra. Oprimido pelos pecados de todos os homens, apareci perante a Santidade de Deus, que, sem consideração pela minha inocência, me esmagou com o peso da sua ira, fazendo-me beber o cálice, que continha todo o fel e toda a amargura da sua cólera justíssima. Ninguém pode compreender a intensidade desse meu tormento… Todas as noites, da quinta para a sexta-feira, far-te-ei participar da mortal tristeza que senti no horto. Para me acompanhares nesta humilde oração, que então ofereci a meu Pai, levantar-te-ás entre as onze e meia-noite, e te prostrarás durante uma hora com a face sobre a terra, como Eu fiz, não só para aplacar a ira divina, pedindo misericórdia pelos pecadores, mas também para adoçar, de algum modo, a amargura que senti pelo abandono dos meus apóstolos que não tinham podido velar uma hora comigo”

Finalidade desta devoção  

O fim desta devoção, determinado pelo próprio Redentor, consiste em aplacar a ira divina, - reparar a ingratidão dos homens, - participar das mortais tristezas do Coração de Jesus, - e pedir graça para os pecadores.

Hora Santa Vocacional Orionita ano Vocacional Orionita
23 de junho de 2021 a 23 de junho de 2022

Tema
"Chamados para Servir"
1. Motivação

No dia 23 de junho de 2022, vamos festejar os 150 anos do nascimento de São Luıś Orione e, para celebrarmos este momento tão importante para os filhos e filhas de Dom Orione, precisamente na Província Nossa Senhora de Fátima - Brasil Norte, através do Padre Valmir Andrade, surgiu a ideia de se  fazer o ANO VOCACIONAL ORIONITA. Essa proposta foi muito bem acolhida pelo Governo Geral em Roma. Em vista disso, convém destacar aqui as palavras do nosso Diretor Geral - Padre Tarcísio Gregório Vieira: "Pensamos que o modo melhor para celebrar esta data é dar-lhe um sentido e um conteúdo vocacional. É por isso que hoje, 12 de março, também em nome do meu Conselho, anuncio e convoco para toda a Congregação à realização do ANO VOCACIONAL ORIONITA que deverá ser celebrado de 23 de junho de 2021  a 233 de junho de 2022". Entretanto, no Brasil, o início do Ano Vocacional será no dia 1º
de agosto do presente ano. Queremos aqui, como religiosos e religiosas, eremitas, padres, filhos e filhas, leigos e leigas, família Orionita, nos colocarmos diante de nosso Senhor Jesus Cristo eucarístico para louvarmos, glorificarmos a Deus; fortificar a nossa fé e renovar o compromisso vocacional assumido no nosso Batismo ou na Consagração Religiosa/Sacerdotal. O tema a ser refletido durante todo este Ano Vocacional é: "CHAMADOS PARA SERVIR". Servir Jesus nos pobres, nos mais necessitados. Que pela intercessão de São Luís Orione, neste ano vocacional em que celebramos o aniversário do nascimento do nosso Fundador  e nos preparamos para o Capítulo Feral, o Senhor nos inspire a sermos sempre verdadeiras testemunhas de misericórdia e da caridade.

2. Acolhida
Pr.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo
As.: Amém

Pr.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
As.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Pr.: Graças e louvores se deem a todo momento.
As.: Ao  Santíssimo e Diviníssimo Sacramento! (3X)

3. Exposição do Santíssimo
Neste momento, expõe-se o Santíssimo e, se oportuno, incensa-o enquanto se entoa um canto apropriado. Em seguida, o presidente inicia o momento de louvou e adoração.

4. Nós vos adoramos, Senhor, Pão da Vida
Pr.: Senhor, estamos diante de vós para adorar-vos, para louvar-vos, para agradecer-vos, para pedir-vos perdão, para suplicar-vos pelas vocações e pelos vocacionados/as orionitas.
As.: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

Pr.: Senhor, nós vos adoramos porque és o Deus vivo e verdadeiro, Senhor do céu e da terra.
As.: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

Pr.: Senhor, nós vos louvamos pela vossa presença na Eucaristia, porque és nosso alimento para a vida eterna.
As.: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

Pr.: Senhor, nós vos agradecemos pelo vosso amor que liberta e salva. A vossa presença em nós e ente nós conforta e traz a paz.
As.: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

Pr.: Senhor, assim como cremos em vós, cremos igualmente no Pai e no Espírito Santo. À Trindade divina adoramos, e nela professamos a nossa fé. 
As.: Creio em Deus Pai, todo poderoso...

Pr.: Graças e louvores se deem a todo momento.
As.: Ao  Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!

5. Canto (a escolha)
Leitor 1: Senhor, vós sois o alimento que sacia a nossa fome de vida.
As.: "O meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu; porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo" (Jo 6, 32-33)

Leitor 2.: Senhor, dá-nos sempre deste pão!
As.: "Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede" (Jo 6,35)

Leitor 3.: Senhor, o vosso corpo e o vosso sangue renovam as nossas forças e nos enchem de esperança.
As.: "Eu sou o pão vivo que desci do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo" (Jo 6,51)

Leitor 1: Senhor, vós sois a nossa certeza de ressurreição.
As.: “Se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,53-54).

Leitor 2: Senhor, ao alimentar-nos vós nos salvais.
As.: “A minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6,55-56).

Leitor 3: Senhor, cremos em vós, presente na hóstia consagrada. 
As.: “Este é o pão que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente” (Jo 6,58).

(momento de silêncio para falarmos com Jesus, de coração a coração, os motivos que temos para louvá-lo e bendizê-lo)

PR.: Graças e louvores se deem a todo momento. AS.: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. (3x)

6. Rezemos pelos Consagrados e Ministros Ordenados

PR.: Senhor Jesus, nós vos louvamos por todos os consagrados, homens e mulheres que vivem na realidade os conselhos evangélicos da OBEDIE^ NCIA, POBREZA e da CASTIDADE.
As.: Nós vos bendizemos, Senhor Jesus, pelos consagrados e consagradas: abençoai-os em vosso amor.

PR.: Senhor Jesus, nós vos louvamos pelos religiosos e religiosas orionitas presentes nos cinco continentes. Eles são vossas testemunhas pela palavra e pela coerência de vida.
As.: Nós vos bendizemos, Senhor Jesus, pelos religiosos e religiosas orionitas: abençoai-os em vosso amor.

PR.: Senhor Jesus, nós vos louvamos pelos homens e mulheres de nossa família religiosa orionita que vivem no silêncio, como eremitas e adoradoras do Santíssimo Sacramento. Eles contemplam a vossa face, enriquecem a Congregação e a Igreja com orações e sacrifícios.
As.: Nós vos bendizemos, Senhor Jesus, pelos eremitas e adoradoras sacramentinas: abençoai-os em vosso amor.

PR.: Senhor Jesus, nó s vos louvamos pelos membros dos INSTITUTOS SECULARES: ISO e Maria de Nazaré que entregam- se a vós na dedicação e no serviço ao próximo.
As.: Nós vos bendizemos, Senhor Jesus, por todos os membros dos Institutos Seculares que vivem segundo o carisma orionita: abençoai-os em vosso amor.

PR.: Senhor Jesus, nós vos louvamos pelos diáconos da Igreja e dos Filhos da Divina Providência, servidores dos pobres e profetas numa sociedade marcada pela desigualdade e pela exploração.
As.: Nós vos bendizemos, Senhor Jesus, pelos diáconos: abençoai- os em vosso amor.

PR.: Senhor Jesus, nós vos louvamos pelos presbíteros, filhos de São Luís Orione e por todos os padres da Igreja, colaboradores dos bispos, que se dedicam em tempo integral à formação, à pastoral, às obras e à missão.
As.: Nós vos bendizemos Senhor Jesus, pelos presbíteros (Padres): abençoai-os em vosso amor.

PR.: Senhor Jesus, nós vos louvamos pelos bispos, sucessores dos apóstolos, sobre os quais fundastes a vossa Igreja e pelo Papa, sucessor de Pedro, bispo de Roma a quem confiastes a autoridade de presidir a Igreja. São Luís Orione tinha um amor 
imenso pelo Papa, Vigário de Cristo na terra e, ao qual, fazemos um quarto voto de fidelidade.
As.: Nós vos bendizemos, Senhor Jesus, pelos bispos e pelo Papa: abençoai-os em vosso amor.

PR.: Senhor Jesus, nós vos louvamos pelo nosso Bispo N., que pastoreia o povo de Deus e as comunidades desta Igreja Particular.
As.: Nós vos bendizemos, Senhor Jesus, pelo vosso servo Dom (nome)
Bispo desta pequena poção do teu povo, Diocese (nome) de abençoai-o em vosso amor.

PR.: Senhor Jesus, nós vos louvamos pelo pároco e vigário(s) que habitam esta Paróquia sob a administração dos filhos de São Luís Orione (Sendo oportuno, dizer o nome do Pároco e do/s vigário/s), os quais servem à nossa comunidade, anunciando a Palavra, administrando os sacramentos e presidindo a Eucaristia.
As.: Nós vos bendizemos, Senhor Jesus, pelo nosso Pároco e vigário(s): abençoai-os em vosso amor.

7. Palavra de Deus
8. Canto
9. Evangelho - Mateus 16, 24-27
Leitor 1: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. 25Pois quem quiser salvar sua  vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. 26De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? Ou que poderá alguém dar em troca da própria vida? 27Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. – Palavra da Salvação.  As.: Glória a vós, Senhor!

PR.: Vamos agora, por alguns instantes, refletir sobre a Vida Religiosa Consagrada na Igreja e na Família Orionita.

Leitor 1: Os religiosos e religiosas, virgens consagradas, eremitas, bem como os membros dos Institutos Seculares, das Sociedades Apostólicas e das comunidades de Vida, são homens e mulheres que amam profundamente a Cristo, e se entregam por inteiro e Ele, servindo-o no próximo e pela oração em favor da Igreja e do mundo. Eles e elas renunciam ao mundo, onde são testemunhas de Cristo. Onde estão proclamam o Evangelho coma vida, esculturando-se para enriquecer os povos com os valores do Evangelho.

Leitor 2: Lembremos especialmente, neste Ano Vocacional Orionita, todos os religiosos Filhos da Divina Providência: irmãos, padres e eremitas; as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, as Sacramentinas não Videntes e os Institutos Seculares ISO e Maria de Nazaré, espalhados em 29 nações dos cinco continentes.

Leitor 3: A audácia de Dom Orione fez de seus religiosos homens de ação e de uma renovada caridade apostólica. Descobrir as realidades de pobreza na nossa sociedade, que não é somente pobreza material e física, como também pobreza espiritual, numa sociedade que em parte se encontra acéfala dos valores do Reino que são justiça e a paz. EIS A TAREFA DO ORIONITA HOJE.

Leitor 4: O legado deixado por Dom Orione continua muito presente na nossa atualidade. Esse legado queremos incutir na mente de nossos jovens que serão o “sol ou a tempestade do futuro”, para que eles sejam promotores da justiça e do amor e carreguem conosco a chama da caridade neste mundo marcado pela violência, pela indiferença e pela descristianização que começa a invadir o nosso Brasil.

As.: Senhor Jesus, nós vos bendizemos pela vocação à Vida Religiosa Consagrada na Igreja e na Pequena Obra da Divina Providência, presente nas sociedades de vida apostólicas, nos institutos seculares e nas comunidades de Vida, sinal de vosso amor à Igreja e ao mundo.

Leitor 1: “Fostes chamados e consagrados por Deus para permanecer com Jesus (cf. Mc 3, 14) e para o servir nos pobres e nos deserdados da sociedade. Neles, vós tocais e servis a carne de Cristo e cresceis na união com Ele... Dom Orione recomendava- vos que "procurásseis e curásseis as chagas do povo, cuidásseis das suas enfermidades e fôsseis ao seu encontro, moral e materialmente: deste modo a vossa ação será não apenas eficaz, mas profundamente cristã e salvadora' (Escritos 61, 114)... Com efeito, agindo assim, não só imitareis Jesus Bom Samaritano, mas transmitireis às pessoas a alegria do encontro com Jesus e a salvação que Ele traz a todos”. (Discurso do Papa Francisco aos participantes do Capítulo Geral, Sexta-feira, em 27 de maio de 2016)

PR.: Certa vez, disse Jesus: “A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que mande operários para sua messe”. Vamos também, refletir sobre a vocação aos ministérios ordenados.

Leitor 2: QUEM CHAMA É DEUS. Ele chama e ao mesmo tempo favorece a resposta, dando graças àquele que chama. O diácono e o presbítero são como que as “mãos” do bispo: o diácono preside a caridade e a justiça, e o presbítero preside o serviço litúrgico e a pastoral. O bispo, sucessor dos apóstolos, é o pastor que se inspira no “Bom Pastor”, que é Cristo. Tanto o diaconato como o sacerdócio são serviços prestados ao sacerdócio comum dos fiéis, isto é, a todo o povo. Cada um a seu modo, todos os batizados participam do ú nico sacerdócio de Cristo. O diácono, o presbítero e o bispo participam do ministério ordenado, e atualizam a presença e a graça de Cristo através do exercício do ministério que a eles foi confiado.

Leitor 3: São Luís Orione, nosso Pai Fundador - que gosta de ser apelidado de padre das vocações - nos diz que: “As vocações sacerdotais dos meninos pobres, são depois do amor ao Papa e à Igreja, o meu ideal mais querido e o sagrado amor da minha vida. Com a guia misericordiosa da Divina Providência, para essas vocações começou a Pequena Obra da Divina Providência, para elas se abriu a primeira casa em Tortona”.

As.: Senhor Jesus, nós vos bendizemos pelos ministros ordenados e pelos sacerdotes Orionitas pelo serviço que prestam a todo povo.
(momento de silêncio para interiorização da palavra)

10. Preces
Leitor 1: Pelos consagrados e consagradas em nossa Igreja, distribuídos pelas ordens religiosas, congregações, institutos seculares e comunidades de vida, os quais buscam a perfeição na vivência dos conselhos evangélicos da POBREZA, CASTIDADE e OBEDIÊNCIA, sendo no mundo a encarnação do Evangelho como o sal da terra, cujo sabor dá sentido à vida. Rezemos.

As.: Senhor, ouvi e atendei a nossa oração.

Leitor 2: Pelas Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, as Irmãs Sacramentinas não Videntes, pelos Eremitas, nossos Irmãos leigos consagrados, pelas leigas consagradas seculares (ISO e IMN): sejam eles e elas profetas da vida e agentes do amor- caridade num mundo que gera a morte, rezemos:

Leitor 3: Rezemos pelos ministros ordenados: diáconos, presbíteros e os bispos para que tenham força, fé, perseverança na missão servindo com caridade, com justiça, sempre prontos a doar-se por inteiro em favor dos empobrecidos e dos marginalizados. Rezemos:

Leitor 1: Rezemos pelo Papa, bispo de Roma e sucessor de Pedro: iluminado seja em seu pastoreio, sendo para a Igreja e para o mundo princípio de unidade, sinal de amor e profeta de um novo tempo de justiça e paz. Rezemos:

Leitor 2: Rezemos pelos sacerdotes da Pequena Obra da Divina Providência: para que, sendo fiéis ao carisma de São Luís Orione, sirvam o povo de Deus por meio de suas obras de caridade, da vivência e pregação da Palavra e da boa relação entre todos. Rezemos:

Leitor 3: Rezemos pelos nossos vocacionados, aspirantes, postulantes e noviços para que, iluminados pelo Espírito Santo e pelo bom exemplo de São Luís Orione, possam fazer um bom discernimento da vocação e acolher no coração o chamado de Jesus. Rezemos:

Leitor 1: Rezemos pelos nossos benfeitores, oblatas, madrinhas e padrinhos das vocações Orionitas, MLO, MJO, ex-alunos e todos os simpatizantes do carisma de São Luís Orione. Que sejam recompensados pela gratuidade e boa vontade no serviço da Congregação, dos pobres e de toda a Igreja de Cristo. Rezemos:

Leitor 2: Rezemos para que as famílias, a sociedade, abrindo-se aos valores do Evangelho, acolham o testemunho de todos os consagrados(as), ministros ordenados, leigos(as) engajados, promotores da vida, vendo neles o próprio Cristo que chama todos à conversão. Rezemos:

11. Canto

PR.: Graças e louvores se deem a todo momento. 
As.: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

12. Oração do Ano Vocacional Orionita

PR.: Dom Orione, nosso Fundador,/ tu que desejavas ser chamado: o “padre das vocações”,/ pelas quais subiste tantas escadas/ e bateste em tantas portas,
AS.: nós te pedimos:/ intercede junto a Deus/ para que mande santas vocações à nossa Família/ especialmente neste Ano Vocacional/ em que celebramos os 150 anos do teu nascimento.

PR.: Inspira muitos jovens a ter um coração grande como o teu,
AS.: aberto às misérias da humanidade,/ a reconhecer a grande graça do chamado que Deus semeou neles,/ para que animados pela fé e pela coragem/ se doem a serviço da Igreja e dos pobres.

PR.: Suscita, com o teu exemplo,/ em todos os nossos irmãos e irmãs/ a paixão de “exercitar a caridade em cultivar as vocações”.
As.: E, enfim, concede-nos a graça da perseverança/ para que o carisma por ti transmitido/ continue a florescer no mundo/ produza frutos de caridade para todos aqueles que têm fome e sede de Deus./ Maria, Mãe e celeste Fundadora,/ intercede por nós! Amém.


PR.: Graças e louvores se deem a todo momento. As.: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

13. Bênção do Santíssimo (Tão Sublime Sacramento)

Tão sublime Sacramento/ adoremos neste altar,/ pois o Antigo Testamento/ deu ao Novo o seu lugar./ Venha a fé por suplemento/ os sentidos completar.| Ao eterno Pai cantemos/ e a Jesus o Salvador,/ ao Espírito exaltemos/ na Trindade, eterno amor./ Ao Deus uno e trino demos/ a alegria do louvor./ Amém.

PR. : Do céu lhe destes o pão. As.: Que contém todo sabor.

Oremos
Senhor Jesus Cristo,/ que neste admirável sacramento/ nos deixastes o memorial de vossa Paixão,/ concedei-nos tal veneração/ pelos sagrados mistérios do vosso Corpo e do Vosso Sangue,/ que experimentemos sempre em nós/ a sua eficácia redentora./ Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos./ Amém.
(Segue-se a bênção com o Santíssimo — ou pode-se rezar o que se segue, mostrando à comunidade o Santíssimo Sacramento:)

PR.: “Deus vos abençoe e vos guarde!
AS.: Amém.

PR.: Que ele vos ilumine com a luz da sua face e vos seja favorável! 
AS.: Amém.

PR.: Que ele vos mostre o seu rosto e vos traga a paz” (Nm 6,24-26). 
AS.: Amém.

PR.: Que ele vos dê a saúde do corpo e da alma. 
AS.: Amém.
(O sacerdote ergue mais o Santíssimo e eleva a voz ou canta:)

PR.: Nosso Senhor Jesus Cristo esteja perto de vós para vos defender; | esteja em vosso coração para vos conservar; | que ele seja o vosso guia para vos conduzir; | que vos acompanhe para vos guardar; | olhe por vós e sobre vós derrame a sua bênção! | Ele, que vive com o Pai, na unidade do Espírito Santo. | Amém.
(segue-se a bênção com o Santíssimo)

Louvores a Deus
- Bendito seja Deus.
- Bendito seja o seu santo nome.
- Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
- Bendito seja o nome de Jesus.
- Bendito seja o seu Sacratíssimo coração.
- Bendito seja o seu preciosismo sangue.
- Bendito seja Jesus no Santíssimo sacramento do altar.
- Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
- Bendita seja a grande mãe de Deus, Maria santíssima.
- Bendita seja sua santa e imaculada conceição.
- Bendita seja sua gloriosa assunção.
- Bendito seja o nome de Maria, virgem e mãe.
- Bendito seja são José, seu castíssimo esposo.
- Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus santos.

Oração pela Igreja e pela Pátria (todos)

Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o papa, sobre o nosso bispo, sobre o nosso pároco e todo o clero, sobre o chefe da nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa.  Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade o Brasil, este (arce) bispado, a paróquia em que habitamos, cada um de nós em particular e todas as
pessoas por quem somos obrigados a rezar ou que se recomendaram as nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna. (Pai nosso, Ave-maria, Glória ao Pai)


Oração a São Luís Orione

Ó Santíssima Trindade, Pai, Filho e
Espírito Santo, nós vos adoramos e vos
damos graças pela imensa caridade
que infundistes no coração de São Luís
Orione e, por ter-nos dado nele o
apóstolo da caridade, o pai dos pobres,
o benfeitor da humanidade sofredora
e abandonada. Concedei-nos imitar o
amor ardente e generoso que São Luís
Orione tinha para convosco, à
Santíssima Virgem, à Igreja, ao Papa e
a todos os aflitos. Pelos seus méritos
e sua intercessão, concedei-nos a graça
que vos pedimos para experimentar a
vossa Divina Providência. Amém.

(pedir a graça desejada)
(Pai Nosso – Ave Maria – Glória ao Pai)

São Luís Orione, rogai por nós!



HORA SANTA VOCACIONAL

Ano Vocacional Orionita

23 de junho de 2021 a 23 de junho de 2022 Entretanto, no Brasil, o início do Ano Vocacional

será no dia 1º de agosto do presente ano.

Idealização: Província Nossa Senhora de Fátima que abrange os estados de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará Rio de Janeiro, Roraima, Tocantins. 


Fundador: São Luís Orione.

CONSELHO PROVINCIAL (2021-2023)

Pe. Josumar dos Santos
Diretor Provincial

Pe. Jorge Henrique Rocha
Vigário Provincial

Pe. Geraldo Dionízio Bazilio
Conselheiro

Pe. Josiano Cândido dos Santos
Conselheiro

Pe. Francisco de Assis Silva Alfenas
Conselheiro

Pe. José Carlos de Rezende
Ecônomo

Pe. Erli Lopes Cardoso
Secretário

Colaboração
Pe. José Ribamar da Silva,fdp
SEMINÁRIO DOM ORIONE
Itapipoca/CE (88) 99847.1896 domorioneitapipoca@gmail.com



Sem comentários:

Enviar um comentário