quinta-feira, 17 de agosto de 2023

 



Encontrava-me ontem nos aposentos de um bom sacerdote e, lá chamaram-me a atenção estas palavras: Somente Deus!

O meu olhar naquele momento estava cheio de cansaço e dor, e minha mente se ocupava com tantos dias cheios de azáfama, como o dia de ontem, e no meio do torvelinho de tantas angústias, e no meio do som confuso de tantos suspiros, parecia-me que fosse a voz afável e boa do meu anjo: Somente Deus, alma desconsolada, Somente Deus! Que silêncio suave e cheio de paz...! e no silêncio suave e cheio de paz...! e no silêncio, somente Deus!

Andava repetindo comigo – somente Deus!

E me parecia sentir como que uma atmosfera benéfica e calma envolta de minha alma! E então vi, atrás de mim, a razão daqueles meus sofrimentos: vi que, em lugar de procurar no meu trabalho agradar somente a Deus, há anos andava mendigando os louvores dos homens, e estava numa busca contínua, num contínuo afã para encontrar alguém que me pudesse ver, valorizar e aplaudir, e concluí dentro de mim: é preciso começar vida nova também aqui, viver procurando somente Deus!

O olhar de Deus é como orvalho que fortifica; é como um raio luminoso que fecunda e vivifica: trabalhemos, pois, sem barulho e sem trégua, trabalhemos sob o olhar de Deus, de Deus somente!

O olhar humano é raio escaldante que empalidece as cores, até as mais resistentes: seria em nosso caso como o sopro gelado do vendo que dobra a curva, estraga o caule ainda tenro desta pobre plantinha.

Pela nossa alma e por toda a nossa vida: somente Deus! Deus somente!

Oh! Como é útil e consolador querer somente Deus por testemunha! Somente Deus é santidade no seu grau mais elevado!

Somente Deus é a segurança que tem fundamento mais sólido para se entrar um dia no céu. Somente Deus, meus filhos. Deus somente!

(São Luís Orione)

Sem comentários:

Enviar um comentário