sábado, 23 de setembro de 2023

Retiro MLO Rio Bananal/ES - 2023

 Tema: Ser Sal e Luz! 

O grande desafio de nossos dias.

No dia 23 de setembro de 2023, no horário das 08h teve início o Retiro Espiritual do MLO Rio Bananal/ES, realizado no Sítio Cantinho do Céu. O retiro contou com momentos de oração e reflexão, partilha e vivência espiritual. 

Padre Josiano Cândido dos Santos - Diretor Espiritual do MLO Territorial - Brasil Norte, enviou uma bela mensagem aos participantes, palavras de incentivo e encorajamento. E nós do MLO Rio Bananal, somos agradecidos pelo carinho de nosso Diretor Espiritual.
Da esquerda: Enya Soela Tavares, Vera Lúcia Soela, Ana Maria Freitas Bolsoni, Hugo Endringer Anholete, Klendel Bonfá Manzoli, Jacira Dias de Jesus Endringer, Pedro Carlos de Atalaia, Antônia de Fátima de Atalaia, Neliane Vertuoso Manoeli.























O Encontro começou com uma oração da manhã rezando a Deus a alegria das manhãs.

Oração da manhã

Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã, pois em ti confio. Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma.
Salmos 143:8
É a vós que eu invoco, Senhor, desde a manhã; escutai a minha voz, porque, desde o raiar do dia, vos apresento minha súplica e espero. Salmos 5:3
Desperta-te, ó minha alma; despertai, harpa e cítara! Quero acordar a aurora.
Salmos 57:8
 "O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz.
Números 6:24-26
 Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade,
Salmos 92:1-2
 Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia. 
Salmos 118:24

 Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor! Salmos 31:24
De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança. Salmos 5:3

 Eu te exaltarei, meu Deus e meu rei; bendirei o teu nome para todo o sempre! Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para todo o sempre!
Salmos 145:1-2

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! Filipenses 4:4
Batam palmas, vocês, todos os povos; aclamem a Deus com cantos de alegria.
Salmos 47:1

 Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bençãos!
Salmos 103:2

 Senhor, tu és a minha porção e o meu cálice; és tu que garantes o meu futuro. Salmos 16:5

Bendito seja o Senhor, Deus, nosso Salvador, que cada dia suporta as nossas cargas. Salmos 68:19

 Eu, porém, cantarei vosso poder, e desde o amanhecer celebrarei vossa bondade. Porque vós sois o meu amparo, um refúgio no dia da tribulação. Salmos 59:16

 Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos,
pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã;
grande é a sua fidelidade! Lamentações 3:22-23

 Satisfaze-nos pela manhã com o teu amor leal, e todos os nossos dias cantaremos felizes. Salmos 90:14

 Entrem por suas portas com ações de graças e em seus átrios com louvor; deem-lhe graças e bendigam o seu nome. Salmos 100:4


  • Depois o café da manhã com muita alegria e também muita coisa gostosa.
Após o café o primeiro texto refletido foi "Somente Deus", nas palavras de São Luís Orione.

Somente Deus!

Encontrava-me ontem nos aposentos de um bom sacerdote e, lá chamaram-me a atenção estas palavras: Somente Deus!

O meu olhar naquele momento estava cheio de cansaço e dor, e minha mente se ocupava com tantos dias cheios de azáfama, como o dia de ontem, e no meio do torvelinho de tantas angústias, e no meio do som confuso de tantos suspiros, parecia-me que fosse a voz afável e boa do meu anjo: Somente Deus, alma desconsolada, Somente Deus! Que silêncio suave e cheio de paz...! e no silêncio suave e cheio de paz...! e no silêncio, somente Deus!

Andava repetindo comigo – somente Deus!

E me parecia sentir como que uma atmosfera benéfica e calma envolta de minha alma! E então vi, atrás de mim, a razão daqueles meus sofrimentos: vi que, em lugar de procurar no meu trabalho agradar somente a Deus, há anos andava mendigando os louvores dos homens, e estava numa busca contínua, num contínuo afã para encontrar alguém que me pudesse ver, valorizar e aplaudir, e concluí dentro de mim: é preciso começar vida nova também aqui, viver procurando somente Deus!

O olhar de Deus é como orvalho que fortifica; é como um raio luminoso que fecunda e vivifica: trabalhemos, pois, sem barulho e sem trégua, trabalhemos sob o olhar de Deus, de Deus somente!

O olhar humano é raio escaldante que empalidece as cores, até as mais resistentes: seria em nosso caso como o sopro gelado do vendo que dobra a curva, estraga o caule ainda tenro desta pobre plantinha.

Pela nossa alma e por toda a nossa vida: somente Deus! Deus somente!

Oh! Como é útil e consolador querer somente Deus por testemunha! Somente Deus é santidade no seu grau mais elevado!

Somente Deus é a segurança que tem fundamento mais sólido para se entrar um dia no céu. Somente Deus, meus filhos. Deus somente!

(São Luís Orione)


  • Após a leitura do texto os participantes fizeram um momento de oração e interiorização.
O momento seguinte foi feita a leitura do texto Bíblico.

Sal e Luz

Leia o texto a seguir:

Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal perde seu sabor, com que se salgará? Não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e pisado pelas pessoas.

Vós sois a luz do mundo. Uma cidade construída sobre a montanha não fica escondida. Não se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma caixa, mas sim no candelabro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também brilhe a vossa luz para diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus (Mt 5, 13-16)

        Após um tempo de reflexão, considere o seguinte:

1-   Como está sua capacidade de dar sabor ao Movimento Laical Orionita? (sua habilidade em tornar o Movimento frutífero, criar situações nas quais os demais se sintam contagiados, motivados.)

-Ruim   -Fraca      -Razoável    -Boa    -Muito Boa

 

2-  Como está sua capacidade de iluminar o Movimento Laical Orionita? (sua habilidade em tornar os encontros cheios de luz, com base na verdade, transparência e sinceridade)

-Ruim   -Fraca      -Razoável    -Boa    -Muito Boa


Dando seguimento veio o texto:

Um Conto Hindu

Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessado em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura. Enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe, o outro chegava apenas com a metade da água. Foi assim por dois anos, diariamente: o carregador entregando um pote e meio de água na casa do chefe. Claro que o pote estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas metade do que ele havia designado a fazer. Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem, um dia a beira do poço: Estou envergonhado e quero pedir-lhe desculpas. Por quê? perguntou o homem: De que você está envergonhado? Nestes dois anos eu fui capaz de entregar apenas a metade de minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho e não ganha o salário completo dos seus esforços. Disse o pote. O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão, falou: quando retornarmos para a casa do meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho. De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou as flores selvagens ao longo do caminho, e isto lhe deu certo ânimo. Mas ao final da estrada, o pote rachado ainda se sentia mal porque tinha a metade e de novo, pediu desculpas ao homem por sua falha. Disse, então, o homem ao pote: Você notou que pelo caminho só havia flores do seu lado? Eu, ao conhecer o seu defeito, tirei vantagem dele e lancei sementes de flores no seu caminho. E cada dia, enquanto voltávamos do poço, você as regava. Por dois anos eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem você ser do jeito que é, ele não poderia ter esta beleza para dar graça a sua casa.


EM CONTATO COMIGO MESMO

 

Como fazer?

*  Na primeira coluna, coloque os seus atributos: qualidades e defeitos.

*  Na segunda coluna, escreva as qualidades que mais aprecia em si mesmo(a).

*  Na terceira coluna, coloque os elementos de que menos gosta em você ou que gostaria que fossem diferentes.

    Na quarta coluna, assinale alguns movimentos que pode realizar para fazer mudanças na sua pessoa.


 EU SOU

GOSTO MAIS

 EM MIM

GOSTO MENOS EM MIM

O QUE POSSO MUDAR EM MIM?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

( O texto e exercício foram retirados do Livro "Cativados pelo Amor" do autor Vanderlei Soela)

O texto seguinte é

Caminho e memória

Lembrar sempre as coisas belas de Deus na própria vida

 “Fixar na memória” o que acontece de alegre nos próprios dias. O cristão lembra sempre os gestos, as circunstâncias, as “coisas belas e grandes”, nos quais sentiu Deus presente e na ajuda, porque isto “faz bem ao coração” e reforça o caminho da fé. Sugere Papa Francisco. Para o Pontífice, crer é um caminho que, enquanto se cumpre, as ações devem sempre ser memorizadas, as “coisas belas” que Deus realizou ao longo do percurso assim como os obstáculos, as rejeições, porque o Senhor “caminha conosco e não se assusta com nossas maldades”.

É preciso ”voltar atrás para ver como Deus nos salvou, percorrer -com o coração e com a mente – a estrada com a memória e assim chegar a Jesus. E o mesmo Cristo, “no maior momento da sua vida – Quinta e Sexta, na Ceia -, deu-nos seu Corpo e Sangue e disse: ‘Fazei isso em memória de mim’. Em memória de Jesus. Ter memória de como Deus nos salvou”.

De fato, não por acaso que a Igreja define “memorial” o sacramento da Eucaristia, assim como na Bíblia o de Deuteronômio é o Livro da memória de Israel”.

Portanto, todos os homens devem “fazer o mesmo”, recomenda o Bispo de Roma, em “nossa vida pessoal”, porque “cada um de nós fez uma estrada, acompanhado por Deus, perto de Deus” ou “afastando-se do Senhor”.

 

Encontro para agradecimento

 

O Papa assegura: “Faz bem ao coração cristão ter na memória a minha estrada, a própria estrada: como o Senhor me conduziu até aqui, como me levou pela mão. E as vezes que eu disse ao Senhor: ‘Não! Afasta-te! Não quero!’ O Senhor respeita. É respeitoso! Mas tenha na memória, seja consciente da própria vida e do próprio caminho”. E precisa “retomar isso e falar frequentemente. ‘Naquele tempo Deus me deu essa graça e eu respondi assim fiz isso, aquilo, aquilo... Acompanhou-me...’ E assim chegamos a um novo encontro da gratidão”.

Jesus está perto de nós, sempre, de qualquer maneira e mesmo com nossas portas fechadas.

Assim, do coração, deve surgir um      “obrigado” a Jesus, que jamais para de caminhar “em nossa história”. E “quantas vezes – constata com amargura o Papa – fechamos a porta em sua cara, quantas vezes fingimos não vê-Lo, não acreditamos que Ele estaria conosco. Quantas vezes renegamos sua salvação...”; mas apesar de tudo isso, “Ele estava ali”.

A memória “nos aproxima a Deus. A memória daquela obra que Deus fez em nós”. O Papa recapitula: “Aconselho isto: memória das coisas boas e grandes que o Senhor fez na vida de cada um de nós”

Fontes: Homilia na Casa Santa Marta em 21/04/2016

Os participantes trouxeram fotos de momentos especiais de suas vidas e partilharam suas experiência pelos caminhos da memória.


Foi um dia gratificante!


AVE MARIA E AVANTE!

Sem comentários:

Enviar um comentário