Semana da Família Carismática Orionita
A pequena obra da Divina Providência é planta única, mas com diferentes ramos florescentes de amor a Deus e aos homens
(São Luís Orione)
O Superior Geral, Pe. Tarcísio Gregório Vieira anunciou a celebração da Semana da Família Carismática Orionita, de 19 a 25 de novembro de 2023, para aumentar a nossa consciência de pertencer a uma grande Família e promover o conhecimento da vocação específica dos vários ramos que a compõem.
O Papa Francisco convidou-nos como Família Carismática: “Cultivai entre vós o espírito de encontro, o espírito de família e de cooperação”. É um convite a aprofundar as características da nossa identidade, a fortalecer as relações entre os diferentes ramos e a empreender juntos ações de caridade missionária em favor dos mais pobres.
O MLO de Rio Bananal/ES, celebrou esta data em três momentos:
1º Momento:
Missa na Capela interna do Seminário Dom Orione, no horário das 19h
No dia 20/11 celebramos:
Nossa Senhora Mãe da Divina Providência
Celebrada pelo Pároco Padre Geraldo Dionízio Bazílio e concelebrada pelo Padre José Maria da Cunha, com a participação do Clérigo Edmiller Bruno Farias Lopes. Animaram o MLO, Madrinhas e Padrinhos, esteve presente também o MJO e os Amigos e Amigas de São Luís Orione.
Acolhida
Nesta celebração, vivendo a Semana da Família Carismática Orionita, pela qual buscamos divulgar nossa família espiritual, recordamos um dos amores de São Luís Orione, que deve nos levar ao mesmo compromisso como participantes de seu carisma: o AMOR ÀS ALMAS. São Luís Orione disse: "ALMAS E almas! Procuro almas! Procuro, com a ajuda divina, fazer uma obra que suscite bons religiosos, santos sacerdotes, apóstolos. Quem não me ajudaria? Fazei-me esta caridade, pelo amor de Deus bendito!"
Celebramos também aSolenidade de Nossa Senhora da Divina Providência, Patrona da Família Carismática Orionita, chamada pelo Dom Orione como "Celeste fundadora da Congregação".
Leitora: Rozimeri Mulinari Soave
Primeira Leitura: Eclesiástico, 24,1.3-4.8-12.19-21
A sabedoria faz o seu próprio elogio, e em Deus será honrada e no meio do seu povo, glorificada.
É exaltada no meio do seu povo, e admirada na santa multidão.
É louvada entre a multidão dos eescolhidos, e abençoada entre os abençoados de Deus, ao dizer:
Sozinha percorri toda a órbita do céu e andei nas profundezas do abismo. Nas ondas do mar e toda a terra eu estive, e em todos os povos e em todas as nações., obtive a primazia, sujeitando com o meu poder os corações de todos os exaltados e humilhados. Em todos eles procurei repouso: na herança de quem estabeleceu morada.
Então o Criador do universo me deu suas ordens. Aquele que me criou marcou o lugar da minha casa.
Elevei-me como a formosa oliveira nos campos e como o plátano junto às águas. Como o cinamomo e o bálsamo, exalo perfume e, como mirra escolhida, exalei suave odor, como o bálsamo e o aloés e como a fragrância do incenso na tenda.
Palavra do Senhor - Graças a Deus
Salmista:Maria da Penha Fantin
Salmo Responsorial Lc 1,46-55
R. Jdt 15,1
Tú és a honra do nosso povo, ó Maria.
A minha alma engrandece ao Senhor,
e se algrou o meu Espírito, em Deus, meu Salvador
pois, ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita
O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu Nome!
Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam.
Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.
Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens sacipou os famintos e despediu sem nada os ricos.
Acolheu Israel,seu servidor, fiel ao seu amor.
Como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
Leitor: Rafael Ferreira Boldrini
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 4, 4-7
Irmãos, 4quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! 7Assim, já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus.
- Palavra do Senhor. - Graças a Deus.
Proclamação do Evagelho: Padre José Maria da Cunha
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
—PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia.
A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser!”.
6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação queos judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
7Jesus disse aos que estavam servindo:
“Enchei as talhas de água!”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse:
“Agora tirai e levai ao mestre-sala!”. E eles levaram.
9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse:
“Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os
convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom.
Mas tu guardaste o vinho bom até agora!” 11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.
— Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor
Homilia Padre Geraldo Dionízio Bazílio
Leitora: Neliane Vertuoso Manoeli
R/. ABENÇOA O TEU POVO, SENHOR.
- Pela Igreja espalhada no mndo inteiro, para que acolha em si, como a Virgem Maria, a palvra de salvação e gere vida nova àqueles a quem Deus chamou, rezemos.
- Pela paz e a justiça na comunidade humana, para que sejam abatidos os projetos soberbos, elevados os humildes e cumulados de bens os famintos, rezemos.
- Por todos que creem em Cristo, para que Maria os ajude como no início da Igreja, a formar um só coração e uma só alma, rezemos.
- Pelos consagrados ao Reino de Deus, para que vivam o seu chamado com a mesma entrega com que Maria se ofereceu ao serviçp do Senhor, rezemos.
- Por todos nós aqui presentes, para que creiamos sem reservas no cumprimento da Palavra de Deus e cresçamos no caminho da fé, rezemos.
- Somo filhhos da Igreja e servidores da causa de Jesus. Jesus veio salvar nossas vidas, nossos corpos e nossas almas. Para que nossa vida seja testemunho de caridade e fé, que leve à conversão dos irmãos e assim, possamos nos converter e converter tantas almas para Cristo, para a salvação, rezemos.
2º Momento:
Visita da Capelinha na casa da Família do Sr. Frederico Pinheiro e Srª Lais Lucindo Paier e o filho Miguel Paier Pinheiro e Samuel Paier Pinheiro na barriga da mamãe Lais. Foi um momento especial onde a família se reuniu para receber e celebrar o Carisma de SãoLuís Orione. A Capelinha de São Luís Orione tem como objetivos, reunir as famílias para rezar. Resgatando no convívio familiar a oração em família.
AVE MARIA E AVANTE!
3º MOMENTO:
Obra social Orionita, na cidade de Vila Velha/ES, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade.
Representantes do MLO e MJO de Rio Bananal/ES, estiveram no dia 25 de novembro, fazendo uma visita e levando a doação das fraldas que foram recolhidas no evento Piquenique do Bem de São Luís Orione, realizado pelo MLO. A visita foi um momento especial, Fomos recebidos pelo Padre José Gódio Sobrinho, sempre muito atencioso conosco. O pedagogo Marcos nos acompanhou na visita e nos falou sobre a obra. Visitar a obra é sempre um momento de deixar o coração quentinho e com desejo que o mundo seja melhor para as crianças menos favorecidas.
ASSIM ENCERRAMOS A SEMANA DA FAMÍLIA CARISMÁTICA ORIONITA EM RIO BANANAL/ES
AVE MARIA E AVANTE!
Sem comentários:
Enviar um comentário