terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

A Família de São Luís Orione

A Família de São Luís Orione
    Carolina Feltri nasceu em 12 de novembro de 1833 em Castelnuovo Scrivia em uma família que certamente não era rica e se mudau para Pontecurone. Seu pai Domenico morreu deixando sua esposa e três filhas, sendo Carolina a mais velha. A fome reinou suprema. Carolina, vendo o sofrimento das irmãzinhas, disse à mãe: "Vou procurar emprego" e ela o encontrou em uma taverna. Mãe: "minha filha em uma taverna?" Carolina respondeu: "não tenha medo mãe, eu sei me defender bem."
Um dia em 1848, Carolina tinha 15 anos, um grupo de Garibaldini (soldado voluntário de Garibaldi) entrou na taverna. Um disse uma palavra, outro piscou, outro - Vittorio Orione, chamado "Urion" fez um gesto que, em resposta, recebeu um belo tapa.
    Vittorio Orione voltou para casa depois de cerca de oito anos de guerra e foi em busca daquela menina para pedir sua mão; ele pensou: “Sem dúvida ela é uma garota séria”. Dois anos de noivado e depois o casamento, na Igreja de S. Maria Assunta, no dia 11/02/1858 (exato dia, mês e ano em que Nossa Senhora apareceu em Lourdes!).
    Vittorio Orione não foi o único a sentir o gosto das mãos robustas de Carolina. Foi também o Ministro Rattazzi! O próprio Dom Orione lembrou: “Éramos porteiros do Ministro Rattazzi, que então tinha a Villa de Pontecurone. Um dia minha mãe estava com meu irmãozinho nos braços; Sua Excelência, passando, assim..., deu-lhe um carinho... Ela trocou o braço da criança e deu um tapa no Ministro; aí ela foi para a casa da mãe e meu pai teve que ir até lá para convencê-la a voltar com ele."
    Nasceram seus filhos: Benedetto (29/05/1859), Luigi (4/04/1864) que faleceu após 1 ano e 3 meses, Alberto (27/06/1868) e Giovanni (23/06/1872) que, segundo uma tradição antiga, tomou o nome do falecido Luigi. E a mãe procurou educar bem os filhos no santo temor de Deus.
    Especialmente para o mais novo – Giovanni Luigi, os joelhos da sua mãe foram o primeiro altar e a primeira cadeira com a qual aprendeu a amar a Deus e aos outros.     “Mamãe Carolina foi certamente a cooperadora mais fiel e providente no desabrochar da vocação no coração do seu Luigi: com a oração, com o exemplo, com o trabalho, com a poupança e, depois, com a terna preocupação de encontrar quem pudesse assumir uma vida interesse nele para encaminhá-lo para um lugar adequado à sua santa vocação".
Um dia, um daqueles frades mendicantes chegou à aldeia com uma sacola na frente e outra atrás. Ele ia de casa em casa, recebendo e dando. O pequeno Luigi ficou impressionado, correu até a mãe e perguntou: 
- “Mãe, o que aquele frade está fazendo?”
 - “Veja meu filho, ele tira dos ricos para dar aos pobres!”
 - “Mãe, eu adoraria ser como aquele frade!”
    Luigi também aprendeu o amor por Nossa Senhora como sua mãe. No inverno de 1884-1885, sua mãe enviou Luigi para Casalnoceto, para sua tia Giuseppina. Luigi, enquanto os idosos estavam na fazenda de S. Carlo, ouviu falar uma vez de uma pequena igreja chamada Madonna della Fogliata que permanecia em ruínas, cujas ruínas jaziam sob um manto de neve. 
    No dia seguinte, de manhã cedo, Luigi foi até aquela igrejinha, limpou a neve com as mãozinhas, ajoelhou-se e rezou: “Querida Mãe, faça com que eu seja padre e eu, para mostrar gratidão, farei com que você reconstrua isto. casa sua." Naquele momento ele pareceu ouvir: “Ofereça-se completamente a mim e eu farei de você sacerdote”.
    Assim começou o pacto de Luigi com Nossa Senhora que o levará ao sacerdócio e depois o acompanhará por toda a vida. Sua mãe também o acompanhará nos momentos que são importantes para ele, porque, como sabemos, a primeira experiência vocacional de Luigi Orione com os franciscanos terminou cedo e ele não desanimou, mas apoiado pelos pais, continuou sua busca.
    Para Dom Orione, Madre Carolina “foi uma verdadeira mãe em todos os aspectos”. Ele mesmo dirá: “Aprendi o amor ao Papa não no Seminário, mas com minha mãe e com Dom Bosco” e depois “recebi de minha mãe os primeiros elementos da doutrina cristã”. 
    São belas as palavras pronunciadas pelo sacerdote: “Tornei-me teu servo, Senhor, porque era filho de teu servo: minha boa mãe”. E depois a plena gratidão de um filho: “O que sou devo às virtudes de minha mãe”. 
    Ele se lembrou disso durante toda a vida e às vezes dizia: “Ainda hoje me pergunto (antes de tomar qualquer decisão) o que minha mãe diria?” Dom Orione também explica de onde veio toda aquela energia de sua mãe: “Tive como mãe uma mulher muito enérgica, que tinha seus defeitos, mas também tinha muitas virtudes; ela era uma mulher temente a Deus, que queria criar a nós, seus filhos, no santo temor de Deus..."
    Mãe Carolina acompanhou espiritualmente Dom Orione durante toda a sua vida, os resultados do seu cuidado foram suficientes também para os filhos de Dom Orione: “Minha mãe (...) nos deixou algum dinheiro que, em parte, foi para os primeiros órfãos da Divina Providência; e ele nos criou bem e para a honra do mundo, como dizem: soube misturar todos os trapos e fez roupinhas para nós, e a família triunfou na pobreza honesta e discreta."
    Quando sua mãe Carolina ficou sozinha, Dom Orione sentiu a urgência de levá-la consigo, para não deixá-la sozinha na velhice. Ele estudou como contar para ela e tentou: 
“Mãe, vejo que você já usa óculos!” (traduzido para a nossa língua significaria: “Mãe, vejo que você está velha!”). 
“Sim – ela respondeu – mas posso ver melhor que você!” O tiro errou! Depois de algum tempo, Dom Orione tentou novamente: 
“Mãe, você sabe que em Tortona tenho um bom grupo de meninos, alguns órfãos, que precisariam da sua ajuda. Você não viria consertar algumas roupas... especialmente as meias...?
" Desta vez correu bem: “Claro que vou!”. 
Porém, a mãe também queria trazer uma espirradeira com ela. De fevereiro de 1907 a outubro de 1908, ele fez o máximo para ajudar aqueles pobres meninos. Dom Orione ficou-lhe grato: “Ela não me disse que vinha confessar-me, mas ouvi a sua voz”. As mulheres lhe disseram: “Você vai se confessar ao seu filho? E ela: “Não tenho do que me envergonhar e meu filho não tem nada a perder confessando para a mãe”.
    Mãe Carolina faleceu aos 75 anos em 17/10/1908. 
Dom Orione escreveu: “Quando minha mãe morreu, meu irmão Benedetto também veio ao funeral com os outros. Ambos amávamos a nossa mãe, que morreu em 1908, ano em que morreu o nosso Don Goggi. 
    Esse foi um ano de muita dor para mim! Voltando do funeral comemos alguma coisa e depois nos despedimos... Porém, senti uma grande necessidade de voltar ao cemitério, ao cemitério para rezar um pouco no túmulo de minha mãe... Chegando na entrada, para para minha surpresa, vi que meu irmão Benedetto já estava lá rezando... Ele me disse: senti necessidade de vir rezar um pouco mais antes de partir”. 
    Dom Orione disse e comentou: “Aquele meu irmão que era ferroviário, Benedetto, sempre que vinha aqui queria ver o quarto onde morreu sua mãe. Passando pelo jardim eu disse a ele: - Aqui está o oleandro da mamãe! – Ele se aproximou e acariciou. Que coisas lindas, que coisas lindas!” Se Dom Orione dissesse: “Que coisas lindas!” quem sabe quantas vezes ele também se aproximou daquele loendro e, acariciando sua folhagem, disse: "QUERIDA MÃE!".

Sem comentários:

Enviar um comentário