segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Missa em Honra a São Luís Orione - Comunidade Santo Estevão

 No dia 16 de setembro de 2022, no horário das 19h, o MLO esteve presente na Comunidade Santo Estevão - Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Rio Bananal/ES - Diocese de Colatina - ES. Presidiu a Missa o Assistente Espiritual do Movimento Laical Orionita Local Padre Paulo Cezar Fonseca - animou o MLO e a Comunidade. Um momento de Fé e Oração.


Segurando a Bandeira esq. Enya Soela Tavares, Neliane Vertuoso Manoeli.

                                          

Santo Estevão foi um dos escolhidos entre sete homens de Deus para fazer parte do grupo dos primeiros diáconos da Igreja de Jerusalém, como lemos no livro dos Atos dos Apóstolos capítulos 6 e 7. Como o número dos cristãos aumentava muito, algumas viúvas começaram a ficar sem assistência por parte dos Apóstolos, que tinham que se dedicar à pregação da Palavra. Por isso, inspirados por Deus, decidiram escolher diáconos, ou seja, servidores, para prestar estes serviços assistenciais a necessitados. Estêvão foi um desses escolhidos, como vemos em Atos 6, 1.

Primeiro Mártir da Igreja

Santo Estêvão manteve-se firme na defesa da fé diante de todos. Por isso, foi levado a uma rua de Jerusalém e lá foi apedrejado até a morte. O jovem fariseu Saulo ficou com as roupas de Santo Estêvão. Antes de morrer, ele pediu a Deus que perdoasse aqueles que o matavam porque não sabiam o que estavam fazendo. Assim, Estêvão foi o primeiro mártir da Igreja, ou seja, o primeiro cristão a entregar sua vida por causa de Jesus Cristo. O testemunho de Santo Estêvão certamente impressionou Saulo, o futuro São Paulo.

Oração a Santo Estêvão

“Glorioso Santo Estêvão, diácono cheio do Espírito Santo, animador das Comunidades, nós vos pedimos que intercedas a Deus por nós, para que consigamos a graça de uma verdadeira conversão a Jesus Cristo e seu projeto. Concede-nos sabedoria e coragem para renovar nossas comunidades, tornando-as uma Igreja a serviço do Reino. Dai-nos força para participarmos sem medo da construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, vivenciando, assim, a paz tão desejada. Guarda nossas famílias de todos os males para que nossos lares sejam verdadeiras igrejas domésticas, onde o Evangelho é anunciado e vivenciado. Tudo isso vos pedimos, por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém! Santo Estêvão, rogai por nós.”

                                          

                                          

                                         

Conduziu a Bandeira do MLO - Isabel Savergnini Silva   

Conduziu a Imagem de São Luís Orione - Hugo Endringer Anholeti




Primeira Leitura - Antônia de Fátima de Atalaia

Primeira Leitura (1Cor 15,12-20)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 12ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como podem alguns dizer entre vós que não há ressurreição dos mortos? 13Se não há ressurreição dos mortos, então Cristo não ressuscitou. 14E se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vã e a vossa fé é vã também. 15Nesse caso, nós seríamos testemunhas mentirosas de Deus, porque teríamos atestado — contra Deus — que ele ressuscitou Cristo, quando, de fato, ele não o teria ressuscitado — se é verdade que os mortos não ressuscitam.

16Pois, se os mortos não ressuscitam, então Cristo também não ressuscitou. 17E se Cristo não ressuscitou, a vossa fé não tem nenhum valor e ainda estais nos vossos pecados. 18Então, também os que morreram em Cristo pereceram. 19Se é para esta vida que pusemos a nossa esperança em Cristo, nós somos — de todos os homens — os mais dignos de compaixão. 20Mas, na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram.

- Palavra do Senhor.


Salmista: Roseny Braz Elias

Salmo Responsorial (Sl 16)

— Ao despertar, me saciará vossa presença, ó Senhor.

— Ao despertar, me saciará vossa presença, ó Senhor.

— Ó Senhor, ouvi a minha justa causa,/ escutai-me e atendei o meu clamor!/ Inclinai o vosso ouvido à minha prece,/ pois não existe falsidade nos meus lábios!

— Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis,/ inclinai o vosso ouvido e escutai-me!/ Mostrai-me vosso amor maravilhoso,/ vós que salvais e libertais do inimigo/ quem procura a proteção junto de vós.

— Protegei-me qual dos olhos a pupila/ e guardai-me à proteção de vossas asas./ Mas eu verei, justificado, a vossa face/ e ao despertar me saciará vossa presença.


Padre Paulo Cezar Fonseca

Evangelho (Lc 8,1-3)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.



Preces - Enya Soela Tavares











Mensagem final: Vera Lúcia Soela





Hino a São Luís Orione

Lá no norte da Itália, uma estrela despontou;
Numa casa bem singela, a estrela então parou.

Orione mensageiro da bondade do Senhor,
Pela igreja deu sua vida, pelos pobres deu Amor. (bis)

Sob o olhar da providência, maravilha aconteceu:
Para tão pobre família, um pequeno ali nasceu.

Junto ao campo e à natureza, seu caráter se moldou;
Na virtude e na pureza, sua vida se traçou.

Uma ideia o persegue, só um desejo ele tem:
Fazer o bem sempre a todos e o mal nunca, a ninguém.

Virgem Mãe da Providência, A Celeste Padroeira;
Nosso peito e reverência, nossa vida toda inteira.

A Jesus crucificado, toda nossa adoração;
Bem presente no sacrário, no Universo e em cada irmão.

Salve, a Santa Mãe Igreja, onde todos têm lugar;
Salve o Papa, salve os bispos, eles querem nos guiar.

Junto ao nosso Pai querido, nossas mãos vamos juntar;
Lá na glória ele vive, por nós todos a velar.

Letra e Música: Pe. José Candido da Silva



                   

Sem comentários:

Enviar um comentário